Photobucket
Photobucket

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

DIMENSÃO TRINITÁRIA DAS CONSTITUIÇÕES GERAIS DAORDEM DA IMACULADA CONCEIÇÃO
Ir. Lindinalva de Maria, OIC
Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição
Salvador/BA

ARTIGO 11:
As Concepcionistas, regeneradas pelo Espírito de Deus, convertem-se em acolhida generosa das iniciativas do Pai em prolongamento ativo da ação divina na História da salvação e da Igreja.

ARTIGO 29:
Fórmula da Profissão – Consagração a Deus
No seguimento de Cristo
Sob a ação e graça do Espírito Santo.

ARTIGO 30,2:
A obediência evangélica fundamenta-se na fé e no amor pelo qual, sob o impulso do Espírito, se entra em comunhão com a vontade salvífica do Pai no mistério de Cristo servidor.

ARTIGO 40:
Por sua vida contemplativa as Irmãs concepcionistas estão especialmente atentas à Palavra que Deus pronuncia em Cristo, seu Filho, e aos apelos do Espírito na mediação da consciência pessoal, na Igreja, na fraternidade, nos acontecimentos e na vida do mundo.

ARTIGO 49,2:
A castidade consagrada tem suas raízes no amor gratuito de Deus que liberta, unifica e transforma o ser humano mediante uma misteriosa semelhança com Cristo, geradora de amor universal, que sob a ação do Espírito Santo constrói o reino de Deus sobre a terra.

ARTIGO 95:
A vida fraterna em comum é uma manifestação do amor de Deus que une as irmãs entre si e as congrega em torno de Cristo formando uma família peculiar na qual cada irmã é um lugar privilegiado de comunhão com Deus.

Esta família é sinal e sacramento do mistério da Trindade, manifesta o advento de Cristo e dá testemunho da reconciliação universal.

O centro da comunidade é o próprio Cristo. Quando num mosteiro vivem nove irmãs, na realidade são dez pessoas no mosteiro: as irmãs e o Senhor. A vida comum no mosteiro depende da consciência de que agora se está reunido em torno do Senhor.

Quando as irmãs estão reunidas em torno do senhor, estão também inseridas no Mistério da Trindade:
- Como o Pai se doa no Filho, assim as irmãs se doam umas às outras;
- Como o Filho responde ao Pai, assim as irmãs respondem umas às outras;
- Como o Espírito Santo é o vínculo da unidade entre o Pai e o Filho, assim as Irmãs se unem no Amor.

Nenhum comentário: